quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Resumo

Uma interface gráfica transmite ao utilizador a sensação de manipulação directa dos objectos que fazem parte dela, através da utilização de dispositivos de entrada como o rato, o joystick e o teclado.
A interactividade num ambiente virtual consiste na possibilidade de o utilizador dar instruções ao sistema através de acções efectuadas neste e nos seus objectos. Assim, o sistema transforma-se e adapta-se, criando novas situações ao utilizador. O utilizador interage com a máquina através do interface.
A interactividade pode ser:
·         Proactiva: controla dinamicamente o desenvolvimento do objecto;
·         Coactiva: o utilizador vai interagir com o sistema e o sistema vai reagir com as acções do utilizador;
·         Reactiva: o utilizador tem um controlo limitado sobre o sistema, pois só utiliza alguns dos seus sentidos.
Alguns componentes de interactividade:
·         Comunicação (troca de informação);
·         Feedback (permite regular a manipulação dos objectos do ambiente visual a partir dos estímulos sensoriais recebidos pelo utilizador);
·         Controlo e a resposta (permitem ao sistema regular e actuar nos comportamentos dos objectos do ambiente virtual e a correspondente alteração criada pelo sistema);
·         Adaptabilidade (capacidade que o sistema possui de alterar o ambiente virtual e na função de acções do utilizador).
Níveis de interactividade segundo a acção sensorial:
·         Elevada: o utilizador está imerso num ambiente virtual, onde são estimulados todos os seus sentidos.
·         Média: apenas alguns sentidos do utilizador estão a ser utilizados e exerce um controlo limitado sobre o desenrolar da acção num ambiente virtual.
·         Baixa: o utilizador não se sente como parte do ambiente virtual e apenas alguns dos seus sentidos estão a ser utilizados.

A realidade virtual consiste numa simulação através do computador, permitindo ao utilizador interagir, visualizar e manipular os objectos. Podem ser recriações a partir do ambiente real ou criações originais que existem apenas no ciberespaço.
Ex: Engenharia, Arquitectura, Cabeleireiro, Medicina.
Tipos de ambientes virtuais:
·         Ambiente imersivo: o utilizador faz parte do cenário;
-Componentes do ambiente imersivo:
      >Capacete;
>Luvas;
>Phones.

·         Ambiente não imersivo: o utilizador participa apenas pelo teclado.

Sem comentários:

Enviar um comentário