quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Multimédia

Conceito de multimédia

Multimédia representa a combinação, controlada por computador, de texto, gráficos, imagens, vídeo, áudio, animação e qualquer outro meio, pelo qual a informação possa ser apresentada, armazenada, transmitida e processada sob a forma digital.




Tipos de média
1.     Quanto à sua natureza espácio-temporal
Estáticos: reúnem elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço como, por exemplo, texto e gráficos.
 Dinâmicos: agrupam elementos de informação dependentes do tempo, por exemplo, o áudio, o vídeo e a animação.
1.     Quanto à sua origem
Capturados: Todos aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador, através da utilização de hardware específico (scanners, câmaras digitais e, microfones) e de software específico.
Sintetizados: São aqueles que são produzidos pelo próprio computador, através da utilização de hardware e de software específico.
Modos de divulgação de conteúdos multimédia
Online: Este modo de divulgação significa disponibilidade imediata dos conteúdos multimédia.
Pode ser efectuada através de:
                    ·         Rede local;
                    ·         Conjunto de redes (World Wide Web);
                    ·         Monitores ligados a computadores que não estão ligados em rede, cujos dados estão armazenados em disco.
 Offline: A divulgação offline de conteúdos multimédia é efectuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo ótico, CD e DVD.

Linearidade
É a passagem de conteúdos de multimédia através de acções pré-programadas.

Exemplo: Programa de televisão – o telespectador não pode alterar a programação nem a perspectiva de filmagem de determinada câmara de filmar.



Não Linearidade
É a passagem de conteúdos de multimédia em que o utilizador interage com o desenrolar da acção.

Exemplo: Utilização de um CD – possibilidade de seleccionar as opções pretendidas.
Tecnologias Multimédia
Representação Digital
            Através da representação digital é possível a utilização de programas para armazenar, modificar, combinar e apresentar todos os tipos de media. Numa representação digital, os dados assumem um conjunto de valores discretos, ou descontínuos, processados em intervalos de tempo discretos.
Baseado no sistema de numeração binária, isto é, que utiliza apenas dois dígitos (0 e 1), é possível conceber todo o funcionamento dos circuitos digitais. Nestes circuitos, o bit é a unidade mínima de informação de um sinal, podendo assumir o valor 0 ou 1.

Amostragem
 A amostragem é o processo que permite a retenção de um conjunto finito de valores discretos dos sinais analógicos.
Como um sinal analógico é contínuo no tempo e em amplitude, contém um número infinito de valores, dificultando o seu processamento pelo computador. Assim, há necessidade de inicialmente amostrar o sinal analógico.

Quantização
 Depois de amostrado o sinal analógico, sob a forma de amostras é preciso quantificar a infinidade de valores que a amplitude do sinal apresenta. O circuito electrónico que efectua esta conversão designa-se por conversor analógico-digital. Quantizar um sinal significa atribuir-lhe um determinado valor numa gama de níveis.

Codificação
 Os valores das amplitudes, depois de quantizados, precisam de ser codificados para poderem ser representados por uma sequência de bits com valor 0 ou 1.


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