Ficha 3
1. Uma fonte tipográfica (também chamada de tipo ou fonte) é um modelo, variedade ou conjunto de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho.
Uma família tipográfica é um conjunto de fontes tipográficas com as mesmas características, contudo apresentam-se com variações de espessura, largura, altura e outros detalhes. Algumas destas variações são mais frequentes nas famílias tipográficas e recebem nomes que se tornaram conhecidos pelo público em geral, como por exemplo negrito, itálico, etc.
As serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das letras. Os textos serifados são usados em blocos de texto, como por exemplo um romance, pois as serifas tendem a guiar o olhar através do texto. Por outro lado, os tipos sem-serifa costumam ser usados em títulos, pois valorizam cada palavra individualmente e tendem a ter maior peso e presença para os olhos ("chamando a atenção").
As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixéis e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem a qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora específica, não podendo ser escaladas. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbol. As fontes escaladas, ao contrário das fontes bitmapped, são definidas matematicamente e podem ser interpretadas (rendering) para qualquer tamanho que forem requisitadas. Estas fontes contêm informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para apresentarem um aspecto de formas contínuas, tais como as fontes TYPE1, TRUE TYPE e OPEN TYPE.
2.
Times New Roman: é uma família tipográfica serifada criada em 1931 para uso do jornal inglês The Times of London. Hoje é considerada um dos tipos mais conhecidos e utilizados ao redor do mundo (em parte por ser a fonte padrão em diversos processadores de texto).
Garamond: A palavra Garamond refere-se aos tipos originais baseados na escrita de Claude Garamond para a sua tipografia por volta de 1530, sendo o seu país de origem a França. Devido à sua boa legibilidade, a fonte Garamond é popular e muito usada na composição de texto corrido. A Garamond divide com a Times New Roman o posto de fonte serifada mais popular do mundo.
Arial: é uma família tipográfica sem-serifa, ou seja, um conjunto de fontes (como Arial Bold, Arial Italic, Arial Bold Italic) derivadas da fonte "padrão" Arial.
3.
Calibri: é uma família tipográfica sem serifa, mais conhecida como a nova fonte da suíte Microsoft Office 2007. Ela substitui a família Times New Roman (para o Microsoft Word) e Arial (para o Microsoft PowerPoint, Excel e Outlook). O seu designer foi Lucas de Groot que a criou para a Microsoft.